sábado, 17 de janeiro de 2009

frases do budismo de nitiren daishonin

FRASES FAMOSAS e PENSAMENTOS CÉLEBRES
"A própria vida é o mais alto e recioso de todos os tesouros do Universo. Mesmo os tesouros do Universo inteiro não podem igualar o valor de uma única vida humana. A vida é como uma chama, e o alimento é como o óleo que lhe permite que se queime."


"Aqueles que crêem no Sutra de Lótus, são o como o inverno: o inverno nunca falha em se tornar primavera. Desde os antigos, nunca o inverno deixou de se tornar outono. Nem tenho sequer ouvido de algum crente no Sutra de Lótus que se tornou um mortal comum. Uma passagem do Sutra diz: Se ouvirem desta Lei, não há ninguém que não atinja o Estado de Buda."


"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta."


"Atualmente existem pessoas que têm fé no Sutra de Lótus. Entretanto alguns crêem como chamas ardentes, enquanto outros como a água corrente. Quando os primeiros ouvem sobre o Budismo, entusiasmam-se como o fogo, mas quando permanecem afastados, são dominados pela mente disposta a abandonar a fé. Como água corrente, significa crer continuamente sem nunca retroceder."


"Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé, empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e estudo, e trabalham em harmonia conosco para o avanço da Paz Mundial."


"Cada um de vocês deve reunir a coragem do leão e jamais sucumbir às ameaças de ninguém. O leão não teme nenhum outro animal, nem tampouco seus filhotes temem."


"Considere seu serviço como exercício do Sutra de Lótus. Sobre o mesmo, Tientai, o Grande, disse: Nenhuma atividade da sociedade, política, econômica, cultural, industrial, etc, é diferente dos princípios do Budismo."


"De acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é impura, sua terra também será impura. Pelo contrário, se suas mentes são puras, assim será sua terra. Em uma palavra não há duas terras, uma pura e outra impura, ao mesmo tempo. A diferença está na mente, boa ou má, das pessoas.


"Diante da honestidade dos companheiros não há outra forma senão responder com nossa honestidade e, a sinceridade com sinceridade." (Nitiren Daishonin). "Ensinar as pessoas significa lubrificar as rodas para que as mesmas possam girar; ou fazer flutuar um navio para que o mesmo possa ser movimentado facilmente."


"Eu e meus discípulos, mesmo que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie a dúvida no coração atingiremos naturalmente o Estado de Buda (iluminação), não duvidem dos benefícios do Sutra de Lótus, mesmo que não haja proteção dos céus, não lamentem a ausência de segurança e tranqüilidade na vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a meus discípulos, todos criaram dúvidas abandonaram a fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais."


"Existe, definitivamente, algo extraordinário no avançar e no recuo da maré, no levantar e no descer da Lua, e nas mudanças das estações. Algo incomum acontece também quando uma pessoa comum atinge o Estado de Buda. Indubitavelmente, com o aparecimento dos três obstáculos e quatro maldades, o sábio se alegrará, e o tolo se acovardará."


"Fortaleça sua fé dia após dia, mês após mês. Se enfraquecer mesmo um pouco, os demônios aproveitar-se-ão."


"Há sombras nas trevas, mas as pessoas não as conseguem discernir. Há trilhas no céus por onde os pássaros voam, mas as pessoas não as reconhecem. Há caminhos no mar por onde os peixes nadam, mas as pessoas não os percebem."


"Maus amigos são aqueles que falando candidamente, insinuando, bajulando e fazendo habilidoso uso das palavras, conquistam o coração dos ignorantes e destroem a bondade da mente das pessoas."


"Mesmo que estude o Budismo se não perceber a natureza de sua própria vida, não pode-se afastar do sofrimento da vida e morte. Se procura o caminho fora de si mesmo e tenta praticar as mais variadas formas de exercícios e de bondade, isto é igual a um pobre que calcula dia e noite a fortuna do seu vizinho e não obtém um tostão sequer para si."


"Mesmo que fosse possível errar ao apontar a terra, que alguém fosse capaz de unir os céus, que a maré não tivesse fluxo nem refluxo, que o Sol se levantasse no oeste, jamais aconteceria das orações do Devoto do Sutra de Lótus ficarem sem ser concretizadas."

2 comentários:

  1. To percebendo que teu site esta retornando e isso e muito bom to
    adorando. Morena Flor boa sorte. torço pelo sucesso do teu site.bj.

    ResponderExcluir