sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CRIAÇAO DE VALORES,-FUNDAMENTO DA SOKA GAKKAI




Um dos objetivos primordiais da organização é a criação de valores humanos. O que significa criar valor? Podemos dizer que significa aprimorar o ser humano para capacitá-lo a construir uma sociedade ideal, ou seja, uma sociedade que valoriza igualmente todos os seus integrantes e utiliza seu potencial para a construção de um mundo pacífico, o Kossen-rufu.


Do ponto de vista do budismo, todos os seres humanos são dotados de um grande potencial e valor, que podem ser manifestados quando, com sua forma que lhes é própria, dedicam-se em prol de si mesmo e de outras pessoas. Então, criar valor seria evidenciar algo que sempre existiu, "revelando" e "despertando" o que até então estava "adormecido" na vida de uma pessoa. Para fazer despertar esse potencial, é necessário acreditar que cada um possui uma missão única e intransferível. A prática budista é o que possibilita perceber isso clara e profundamente e contribuir para que cada um atinja esse potencial inerente.
O presidente Ikeda costuma dizer que para descobrirmos e criarmos valores humanos é preciso que tenhamos a capacidade de enxergar ou reconhecer as boas qualidades das pessoas e que, para isso, o único caminho é elevar nosso próprio nível de vida.
E o que é ser uma pessoa de valor?

É ser uma referência em termos de atitudes nobres e comportamento digno. É ser uma pessoa que possui coragem para enfrentar quaisquer dificuldades. Aquele que consegue avançar destemidamente em meio ao sofrimento é alguém que vive uma vida de valor.
Nossa organização existe justamente para forjar a vida de cada pessoa a fim de possibilitá-la evidenciar seu potencial ilimitado. Portanto, avançar com a determinação de assumir ativamente qualquer desafio e de experimentar a alegria de alcançar uma estimulante vitória após a outra é o que torna a vida de uma pessoa valorosa e também a de todos aqueles que a rodeiam. Muitas vezes nossas dificuldades parecem muito maiores que as dos outros. O que torna uma pessoa vitoriosa é o quanto ela desafia a si própria. Por isso, o mais importante é avançar, nem que seja um milímetro. Quando manifestamos a coragem de avançar a todo custo, surge o verdadeiro valor. Dizem que só damos o devido valor àquilo que foi realizado com muito esforço. É na busca incessante de tornar o impossível em possível, na batalha de transformar a realidade obscura em felicidade, que se cria o valor.

Podemos transformar qualquer situação quando mudamos nossos pontos negativos, elevamos nosso estado de vida e nos empenhamos pela felicidade de outras pessoas.
O Presidente Ikeda ensina que as pessoas que abraçam a Lei Mística podem transformar todos os tipos de adversidades em algo positivo independentemente da situação ou dos problemas que estejamos passando. Ao longo da vida, todos estão sujeitos a sofrer reveses. Mesmo possuindo o máximo conhecimento, Ninguém é capaz de prever o futuro. Podemos nos decepcionar com os pais, sofrer traições de amigos ou sofrer decepções com a sociedade, podemos ser injustiçados ou desrespeitados. É crucial manifestarmos a sabedoria da prática da fé para fazermos as escolhas da vida, sem nos permitir sermos arrastados pelos acontecimentos ou ficarmos à mercê da tendência cármica. Temos a condição de direcionar o curso de nossa vida, conduzindo-a unicamente com base na Lei Mística e sintonizando nosso coração ao do mestre e ao ideal do Kossen-rufu.

O que é preciso fazer para criar valores humanos?

Certa vez, o presidente Ikeda citou três pontos básicos para a criação de valores humanos: dedicação, encorajamento e assistência. E esclareceu: Se não houver dedicação, todas as palavras ditas serão em vão e jamais tocarão o coração das pessoas. Por outro lado, não há orientação ou forma de educação que supere o encorajamento. É por meio do encorajamento que as boas qualidades são descobertas, fazendo com que a pessoa evidencie todo o seu potencial. A assistência cria e fortalece os laços de confiança e de amizade. Sem a assistência, não se pode esperar que as pessoas cresçam sozinhas e se tornem brilhantes valores humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário